Centro de Economia Solidária
Secretaria: Desenv. Econômico, Social e Trabalho
O Programa Economia Solidária em Desenvolvimento é um projeto do Ministério do Trabalho e Emprego, criado em 2003, que visa o fortalecimento da geração de renda e da inclusão social.
Conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizados sob a forma de autogestão.
Implantado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Trabalho, o programa tem como principais pilares a Cooperação, a Autogestão, a Dimensão Econômica e a Solidariedade, promovendo um modo de compartilhamento para geração de trabalho e renda, alimentando de forma sustentável o comércio da região.
Além disso, o programa tem como princípio essencial incentivar uma forma diferente de produzir e comercializar produtos e serviços, preservando o meio ambiente, considerando o bem estar coletivo e ambiental.
Entre 2018 e 2020, o Centro Público de Economia Solidária, em parceria com o Ministério da Economia, desenvolveu ações de fortalecimento de três empreendimentos de geração de renda: a Nova Limpet, a Fábrica de Atabaque e a produção de artesanato do CAPS III da Secretaria de Saúde de Carapicuíba, além de cursos de capacitação para centenas de trabalhadores.
Atualmente, a Nova Limpet, fabricante de vassouras feitas a partir de garrafas PET reutilizadas, recebe apoio da Prefeitura e da Fundação Alphaville. Trata-se de uma Franquia Solidária que gera renda e ajuda o meio ambiente produzindo três tipos de produtos para limpeza (vassouras para limpeza leve e pesada e o modelo para limpeza de ruas).
Para o próximo período, o Centro Público de Economia Solidária planeja impulsinonar novos arranjos produtivos nas áreas de costura, manutenção de aparelhos celulares, entre outros.
Endereço: rua Ângela Perioto Tolaine, 267
Horário de atendimento: 8 às 17 horas