Notícias
Prefeitura de Carapicuíba oferece equoterapia para pessoas com deficiência
Secretarias: Mulher, Assistência Social e CidadaniaData de Publicação: 7 de fevereiro de 2023
A Secretaria de Assistência Social em conjunto com a Hípica Santa Terezinha oferece o serviço de equoterapia para pessoas com deficiência do município. A parceria conta com cerca de 100 crianças e adolescentes que tenham deficiências como: auditiva, intelectual, visual, física, múltipla e transtorno do espectro do autismo.
As aulas acontecem uma vez por semana e têm uma duração em média de 30 minutos. Os alunos são acompanhados por uma terapeuta e dois condutores. A equoterapia utiliza o cavalo numa abordagem interdisciplinar, transdisciplinar e multidisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando melhorias biopsicossociais.
“Às vezes a expectativa da família para a montaria no cavalo é muito maior do que a do praticante. A parceria entre o cavalo e o praticante precisa existir. Tudo acontece no tempo certo e é construído gradativamente” afirma Eliane Baatsch, Coordenadora da Hípica Santa Terezinha.
As famílias que precisarem do serviço devem estar cadastradas no CadÚnico, procurar a Secretaria de Assistência Social para realizar a inscrição e após avaliação, a criança é encaminhada para a equoterapia. Na Hípica é feita uma nova análise com a equipe multidisciplinar do local para traçar o profissional que acompanhará a pessoa com deficiência na equoterapia.
Secretaria de Assistência Social
Av. Celeste, 178 – Centro
Segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
- Últimas Notícias
-
8 de julho de 2026
Prefeitura de Carapicuíba abre inscrições para cursinho pré-vestibular gratuito
-
6 de julho de 2026
Já está disponível a vacinação da Pneumo 20 para crianças menores de 5 anos
-
28 de junho de 2026
FUTEBOL SUB-15: Audax vence nos pênaltis e conquista o título
-
27 de junho de 2026
FUTEBOL SUB17: Último Gole é o campeão
-
27 de junho de 2026
Com muita fé e música, Carapicuíba comemora o dia do seu padroeiro