Notícias
Prefeitura de Carapicuíba promove capacitação de enfermeiros sobre o programa Hiperdia
Secretarias: SaúdeData de Publicação: 23 de janeiro de 2012
A Prefeitura de Carapicuíba, através da Secretaria da Saúde promove, nos dias 12 e 13 de janeiro, no Teatro FUCA, a capacitação dos enfermeiros da rede pública, para aperfeiçoar e padronizar o sistema de informações relacionadas com o Programa Hiperdia, responsável pelo cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos.
O treinamento e a padronização das informações vai possibilitar um maior controle na distribuição de medicamentos para os pacientes dependentes de insulina e hipertensos, bem como a melhoria na qualidade no atendimento e monitoramento dos pacientes cadastrados no Programa Hiperdia.
Segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão arterial e o diabetes são responsáveis por grande parte das causas de mortalidade e de hospitalizações, de amputações de membros inferiores e representa ainda 62,1% dos diagnósticos primários em pacientes com insuficiência renais crônicos submetidos à diálise. Diante desta realidade, o Governo Federal criou, em 2002, o programa Hiperdia, um sistema de cadastro e acompanhamento de pessoas hipertensas e diabéticas.
Desde 2010, a Secretaria da Saúde de Carapicuíba oferece atenção especial ao Programa, com cadastro e acompanhamento de pessoas portadoras de hipertensão e diabetes nas Unidades Básicas de Saúde, treinamentos dos profissionais de saúde e atividades preventivas, como palestras sobre alimentação saudável, controle de peso e pratica de exercícios físicos.
- Últimas Notícias
-
16 de dezembro de 2025
Domingo é dia da Corrida do Peru
-
15 de dezembro de 2025
Natal Mais Feliz no Parque dos Paturis distribui brinquedos a milhares de crianças
-
15 de dezembro de 2025
FINAIS VÔLEI E BASQUETE 2025
-
11 de dezembro de 2025
Prefeitura e Governo do Estado entregam mais de 350 apartamentos para famílias de área de risco da Vila Municipal
-
10 de dezembro de 2025
GCM e Defesa Civil participam de curso de capacitação para atuação em ocorrências com animais peçonhentos