Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Prefeitura promove Semana da Consciência Negra

Data de Publicação: 23 de novembro de 2011

As atividades acontecerão em 21 locais, espalhados pelo município para atingir grande público, cumprindo o objetivo de discutir a questão da discriminação racial entre crianças, jovens e adultos.

A Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria de Educação, Coordenadoria de Políticas pela Igualdade Racial (Secretaria de Governo) e Secretaria da Educação, promove, de 16 a 23 de novembro, atividades culturais em diversos pontos da cidade para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra.

As atividades acontecerão em diversos pontos da cidade, como Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), Calçadão, Ginásio Ayrton Senna e Teatro Jorge Amado.

A diversidade de ações é o ponto alto da programação, que pretende levar arte, reflexão e debate a crianças, jovens e adultos de Carapicuíba, difundindo a importância histórica e cultural do Dia da Consciência Negra.  São apresentações de trabalhos realizados pelos alunos das Emeis e Emefs, teatro, dança, desfile de moda, rodas de capoeira, palestras, oficinas e muito mais.

Alteração na Lei municipal
Criada em 2007, a lei municipal 2.702 instituiu o feriado do Dia da Consciência Negra na rede pública de ensino estadual, municipal e privada dentro do município de Carapicuíba. Na última semana, o prefeito Sergio Ribeiro sancionou nova lei de nº 3101, que incluiu a Coordenadoria de Políticas para a Igualdade Racial (CEPIR) e Secretaria da Cultura como responsáveis pela organização das atividades, ampliando o envolvimento de setores sociais e culturais nos debates sobre o tema.  A CEPIR foi criada em 2010 pelo prefeito Sergio Ribeiro.



topo