Notícias
Corpus Christi é celebrado na quinta-feira (30), na Praça da Aldeia
Secretarias: Cultura e TurismoData de Publicação: 27 de maio de 2024
Na quinta-feira, 30 de maio, acontece a Solene Celebração Eucarística de Corpus Christi, na Praça da Aldeia, com o apoio da Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
O tradicional dia tem início às 9 horas com a confecção dos tapetes, seguindo com a Santa Missa às 16 horas. Durante todo o período haverá barracas de alimentação no local.
Significado histórico
"Corpus Christi" é uma expressão em latim que significa "corpo de Cristo". A festividade tem o objetivo de celebrar, publicamente, a Eucaristia (ritual sagrado que relembra a Última Ceia, onde os fiéis recebem na missa uma partícula que acreditam ser uma parte do próprio corpo de Jesus Cristo). A data é celebrada anualmente 60 dias após a Páscoa.
Os tapetes coloridos de Corpus Christi são uma tradição católica popular. Tradicionalmente confeccionados com serragem e sal colorido, tiveram origem em Portugal e foram trazidos para o Brasil durante a colonização (entre os séculos XVI e XIX) e remetem a representações de cenas bíblicas, desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice, objetos devocionais ou simples temas ornamentais.
Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, "quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias".
Durante a procissão de Corpus Christi, os peregrinos passam por cima dos tapetes e o sacerdote leva o ostensório (peça que expõe a hóstia consagrada).
Celebração de Corpus Christi
30 de maio
9 horas - Confecção dos tapetes
16 horas - Santa Missa
Praça da Aldeia
Para conhecer outros serviços da Secretaria de Cultura e Turismo, clique aqui
Termos relevantes
- Últimas Notícias
-
14 de setembro de 2026
Prefeitura de Carapicuíba realiza neste sábado (19) mais uma edição do Programa Conviver
-
14 de setembro de 2026
Prefeitura de Carapicuíba promove capacitação para lideranças da Secretaria de Saúde
-
10 de setembro de 2026
Novidade: Prêmio Educador Exemplar 2026 é lançado pela Prefeitura
-
10 de setembro de 2026
Mais de 400 castrações de cães e gatos foram realizadas no mês de agosto
-
8 de setembro de 2026
Setembro Amarelo: Prefeitura reforça a importância da valorização da vida e do cuidado com a saúde mental