Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Plano de Carreira do Magistério é aprovado em primeira discussão

Secretarias: Educação
Data de Publicação: 20 de maio de 2011

 

Marco da atual administração, Plano de Carreira do magistério passa pelo crivo da Câmara Municipal e é aprovado por unanimidade

O Plano de Carreira do Magistério enviado à Câmara Municipal pela Prefeitura foi aprovado ontem, 1º de dezembro, em primeira discussão, por unanimidade pelos vereadores. Presenciaram a votação a Secretária de Educação, Aparecida Graça Carlos, técnicos e profissionais do magistério.


Durante a votação, o Presidente da Câmara Isac Reis destacou o Plano de Carreira como um marco para o município. "Hoje, Carapicuíba tem motivos de orgulho. Pode se procurar, verificar os planos de carreiras de cidades da região, e verá que não há outro melhor", enfatizou.


O vereador Fábio Leite ressaltou o aspecto republicano do projeto. “No início da administração do prefeito Sergio Ribeiro, muita gente nos procurava para conseguir um jeitinho. Esse Plano acaba com os jeitinhos, tira o poder discricionário do gestor, e deixa mais republicano e democrático a promoção dos professores”, comemorou.

A rede municipal de educação foi encontrada em situação caótica, no início de 2009. Segundo a Diretora Técnica Pedagógica, Katsue Hamada e Zenun, havia profissionais da educação que entraram pelo mesmo concurso e mesmo com igual tempo de magistério percebiam vencimentos diferentes. Também havia disparidade entre critérios de avaliação de alunos, entre outros problemas. “Faltava normatização de tudo. Este plano de carreira é o primeiro passo”, comenta.

Os trabalhos de elaboração do Plano de Carreira tiveram início em janeiro deste ano e contaram com a assessoria do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada, presidido pelo sociólogo Cesar Callegari. Depois de elaborada, a minuta foi discutida com os professores, com entidades representativas, como a APEOESP e SINDFUSM, com a Comissão de Educação da Câmara Municipal, e com vereadores da oposição. O objetivo foi dar voz a todos os setores sociais e aperfeiçoar o Plano.

No projeto de lei estão presentes tópicos como a evolução funcional dos professores, valorização do esforço pessoal e coletivo, avaliação do desempenho profissional, regras claras para escolha de diretores e supervisores de ensino, dentre outros.
 

Texto: Helton Alves
Fotos: Gilberto Cerri (foto 01) e Helton Alves (fotos 02 e 03).


topo