Notícias
Programa “Patrulha da Dengue” começa a visitação aos bairros
Secretarias: SaúdeData de Publicação: 26 de janeiro de 2017
Um mutirão contra a dengue. Assim pode ser definido o programa “Patrulha da Dengue”, desenvolvido pela prefeitura de Carapicuíba, uma ação que reúne todas as secretarias de governo, somando esforços de servidores e voluntários. A primeira etapa, de 20 a 27 deste mês, foi uma checagem geral nos próprios públicos, vasculhando possíveis focos do mosquito. A segunda etapa será de mutirões nos bairros.
Para atender todos os bairros, a equipe técnica dividiu a cidade em dez regiões: “vamos visitar todos os bairros, com os mutirões, em seis sábados seguidos, num amplo trabalho de prevenção e conscientização”, comenta a secretária de Saúde e Medicina Preventiva, Ana Maria Massarenti. A ação envolve ainda e retirada de entulho e veículos abandonados, na operação Cata Bagulho.
Todos contra a dengue – Focos de procriação são locais com água limpa e parada. A fêmea do mosquito bota os ovos na parede desses recipientes, bem próximo à superfície da água. Daí a importância de lavar esses locais com escova. O ovo sobrevive um ano no seco e, quando encontra umidade, se transforma em pupa, larva e, em sete dias chega à fase adulta.
Todo cuidado é pouco. A recomendação é que cada morador, uma vez por semana, verifique os possíveis criadouros. Qualquer vasilha com água parada pode ser foco do mosquito. “É preciso o comprometimento de todos. Essa é a única receita eficiente no combate ao mosquito da dengue”, finaliza a secretária de Saúde.
- Últimas Notícias
-
16 de dezembro de 2025
Domingo é dia da Corrida do Peru
-
15 de dezembro de 2025
Natal Mais Feliz no Parque dos Paturis distribui brinquedos a milhares de crianças
-
15 de dezembro de 2025
FINAIS VÔLEI E BASQUETE 2025
-
11 de dezembro de 2025
Prefeitura e Governo do Estado entregam mais de 350 apartamentos para famílias de área de risco da Vila Municipal
-
10 de dezembro de 2025
GCM e Defesa Civil participam de curso de capacitação para atuação em ocorrências com animais peçonhentos