Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Prefeitura realiza seminário sobre atendimento à mulher vítima de violência

Secretarias: Gabinete do Prefeito
Data de Publicação: 24 de novembro de 2015

No próximo dia 27 de novembro a Prefeitura de Carapicuíba realiza no Auditório da Etec/Fatec o Seminário “Consolidando a Rede, Construindo o Fluxo”, das 8h às 13h. A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres organiza o evento que tem por objetivo debater o atendimento às mulheres que sofrem violência pelos órgãos públicos como secretarias municipais (Educação, Saúde, Segurança, Assuntos Jurídicos e Assistência Social, etc) e equipamentos de serviço como UBS’s, Pronto Socorro, Caps, Cras, Creas, escolas e Guarda Municipal, entre outros. Todos os outros serviços mencionados acima não são especializados, mas as mulheres que sofrem violência passam por eles em algum momento deste processo.

 

O seminário é parte das metas do Plano Municipal de Enfrentamento a Violência contra as mulheres elaborado através de três oficinas e uma audiência publica, de novembro de 2014 a março de 2015.

 

Os palestrantes serão o Dr. Mário Rubens Assumpção Filho, Juiz de Direito da 2ª Vara da Comarca de Carapicuíba, Defensor Público Dr. Vinícius Camargo Henne e Dra.  Rosemary Corrêa, Presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina e Coordenadora Estadual do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres.

 

O Pacto dá diretrizes aos governos nas três esferas de poder (municipal, estadual e nacional) para a implantação das políticas  de atendimento as mulheres em situação de violência, da qual o prefeito de Carapicuíba Sergio Ribeiro é signatário. Uma das prerrogativas deste Pacto é o trabalho em rede para que mulheres possam ser atendidas de forma integral desde o primeiro atendimento até o encerramento do caso, sendo o principal objetivo fortalecer a mulher para que ela saia da situação de violência. Quando falamos de violência contra as mulheres abordamos diversos tipos que podem ser física, psicológica, verbal ou sexual e em qualquer ambiente como o doméstico, transporte, trabalho, institucional, espaços públicos, escolas, etc. 

 

Em Carapicuíba temos dois serviços essenciais e especializados nesse tipo de atendimento: a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e Centro de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (Crevim), espaço de acolhimento e escuta especializada para acompanhar e fortalecer mulheres para que saiam da situação de violência, com atendimento psicossocial (psicológico e social).

 

Serviço:

Centro de Referência de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres (Crevim)

Endereço: Rua Sandra Maria, 148 – Centro

Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h - Tel. 4183-2992

 

Delegacia de Defesa da Mulher (DDM)

Endereço: Avenida Rui Barbosa, nº 1582 - Bairro: Vila Caldas

Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 18h - Tel. (11) 4187 - 7183


topo