Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

4ª Jornada da Cultura Inclusiva é sucesso em Carapicuíba

Data de Publicação: 18 de setembro de 2015

De 15 a 18 de setembro aconteceu em Carapicuíba a 4ª Jornada da Cultura Inclusiva, realizada pela Prefeitura de Carapicuíba em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência - CMPD. A Jornada contou com atividades organizadas pelo CMPD, Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Secretarias da Saúde, Trânsito e Esporte.

 

Na abertura, na terça, 15, participaram representantes de entidades, como Casa Maria Maia, Institutos Léa Rosemberg e Cisne, além de secretários municipais, Coordenadorias, vereadores e o prefeito Sergio Ribeiro.

 

As apresentações, demonstrando a inclusão e a participação social da pessoa com deficiência, emocionaram os presentes. O coral de LIBRAS da Prefeitura de Osasco “cantaram” o Hino Nacional Brasileiro por meio da linguagem de sinais. Já o Instituto Léa Rosemberg trouxe o grupo de dança de adolescentes com deficiência intelectual, que frequentam a instituição.

  

O palestrante da abertura foi o especialista na área, Romeu Sassaki - Autor do livro "Inclusão: Construindo uma Sociedade para Todos". Atua na área da pessoa com deficiência desde 1960. Especialista em educação inclusiva e inclusão laboral. Tradutor oficial da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Presidente da Associação Nacional do Emprego Apoiado.

  

O prefeito Sergio Ribeiro lembrou que dados do IBGE apontam a existência de 23,9%  de pessoas com deficiência dentre os 390 mil habitantes em Carapicuíba “Este trabalho insistente de reunir anualmente entidades organizadas, para discutir e partilhar a realidade das pessoas com deficiência, colabora para dar mais visibilidade e esperança a essa população, que muitas vezes vive escondida, por falta de informação, acessibilidade ou superproteção familiar. É preciso que estes 23,9% (segundo dados do IBGE 2010) apareçam para usufruírem de seus direitos como cidadãos”.

 

O prefeito lembrou ainda que Carapicuíba tem dados a comemorar na área da Saúde Mental: “somos a primeira cidade da região Oeste a adotar a Residência Terapêutica como forma para reinserir pacientes psiquiátricos à vida social. Além disso, nossa cidade recebeu recentemente, do Governo Federal, a habilitação para implantar o Programa ‘De Volta pra Casa’. Por isso, temos que avançar ainda mais”.

 

O segundo dia da Jornada, 16, contou com apresentação do Plano Viver sem Limite, da Secretaria da Saúde, além de debates sobre políticas públicas para o próximo quadriênio. Já o dia, 17, foi dedicado às atividades esportivas adaptadas para pessoas com deficiência, promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer.

 

O encerramento aconteceu na sexta-feira, 18, com a abertura da Semana Municipal de Trânsito.


topo