Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Carapicuíba se prepara para Festa do padroeiro São Pedro, padroeiro da cidade

Secretarias: Cultura e Turismo
Data de Publicação: 25 de junho de 2015

A Festa de São Pedro, que teve início no dia 20, sábado, com a tradicional novena. faz parte do calendário da cidade, como a festa do padroeiro. A organização das festividades é feita pela Paróquia São Pedro, na Vila Sulamericana, em parceria com a Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

 

Durante o dia 29, acontecem eventos durante a manhã, tarde e noite, com a Missa da Alvorada às 6h, Missa solene celebrada pelo bispo diocesano, Dom João Bosco às 10h e procissão às 16h. Em todos os dias acontece a quermesse promovida pelas pastorais ligadas à Paróquia. 

  

A Prefeitura de Carapicuíba informa que, atendendo pedido da Paróquia São Pedro, da Vila Sulamericana, desde 2013, a quermesse de rua e o grande espetáculo pirotécnico deixaram de acontecer no local. Por isso, mantendo a tradição do município, a grandiosa queima de fogos é realizada no mesmo dia, na Festa Nordestina em torno de 22h, que ocorre no centro da cidade, encerrando as festividades da festa do padroeiro. 

  

O prefeito Sergio Ribeiro reafirma o respeito a decisão da comunidade e da autoridade religiosa constituída, mantendo seu compromisso em zelar pelas tradições culturais e religiosas, cultivando a paz, a ordem e a fraternidade, as quais tanto enobrecem o povo carapicuibano.

  

HISTÓRICO 

 

Em meados de 1926, foi instalada na região a empresa Fiação Sul Americana, uma fábrica de fios e tecidos, montada por imigrantes ingleses. Os donos da fábrica eram devotos de São Pedro e as reuniões culminaram em comemorações ao santo, que após a emancipação de Carapicuíba, foi considerado padroeiro da cidade.

 

Anos mais tarde, por volta dos anos 70, foi construída Paróquia São Pedro e a comemoração, já com proporções maiores, passou a acontecer na praça situada em frente ao local.

 

Com o passar dos anos, a festa de São Pedro tornou-se uma das mais tradicionais do município e considerada a maior festa junina de toda a região Oeste da Grande São Paulo, que ganhou fama, entre outros aspectos, graças ao grande show pirotécnico, com duração de aproximadamente 15 minutos.

 

PROGRAMAÇÃO DA NOVENA

 

20/06 – Sábado - 19h - Missa de Abertura - Padre Marcio

21/06 – Domingo - 19h - Missa -  Monsenhor Claudemir

22/06 - Segunda - 20h - Missa - Padre Omar

23/06 - Terça- 20h  - Missa - Padre Arnaldo

24/06 – Quarta - 20h - Missa - Padre Alexandre

25/06 – Quinta - 20h - Missa - Padre Valmirar

26/06 – Sexta - 20h - Missa – Dom Ercilio Turco

27/06 – Sábado - 19h - Missa - Padre Claudio

28/06 – Domingo - 19h - Missa - Padre Mauro

            20h - Levantamento do Mastro

 

29/06 -  Segunda -  6h - Missa da Alvorada - Padre Aparecido

                            10h - Missa solene – Bispo Dom Bosco

                            16h - Procissão 

 

 

SOBRE APÓSTOLO PEDRO

 

São Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, como está escrito no Novo Testamento. São Pedro foi o primeiro Bispo de Roma, sendo por isso o primeiro Papa da Igreja Católica.

 

 No Evangelho de São Mateus, 16,13-19: Jesus pergunta a seus discípulos (depois de se informar do que sobre ele corria entre o povo): "E vós, quem pensais que sou eu?".

 

Simão Pedro, respondendo, disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus respondeu-lhe: “Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso, e sim Meu Pai que está nos céus. Também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei Minha Igreja, e as portas do Hades nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus. E o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16,16-19).

 

Pedro foi o fundador, junto com São Paulo, da Igreja de Roma (a Santa Sé), sendo-lhe concedido o título de Príncipe dos Apóstolos, primeiro Papa e foi também o primeiro Bispo de Igreja de Roma. No dia 29 de junho, comemora-se o martírio de Pedro e Paulo.


topo