Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Carapicuíba vai ganhar o 1º Banco comunitário da região

Secretarias: Desenv. Econômico, Social e Trabalho
Data de Publicação: 20 de maio de 2011

Instalação do primeiro Banco Comunitário da Região Oeste proporcionará o desenvolvimento de várias comunidades, através do microcrédito, moeda solidária, e educação econômica

O município de Carapicuíba está prestes a ganhar o primeiro Banco Comunitário. A instalação será feita em parceria com a Fundação Universidade de São Paulo (FUSP), entidade selecionada em chamada da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES).

Uma política do Ministério do Trabalho e Emprego, pasta a que está ligada a Secretaria Nacional de Economia Solidária, prevê a instalação de Bancos Comunitários nos estados de São Paulo e Espírito Santo. Em São Paulo, está prevista a instalação em apenas três cidades, dentre elas Carapicuíba.

Os bancos comunitários são organizações que trabalham com finanças solidárias (microcrédito produtivo, moeda social, educação econômica) e visa aproveitar os recursos existentes na própria comunidade onde atua. O objetivo é desenvolver a comunidade e “empoderar” a população atendida.
 
 
Texto: Helton Alves


topo