Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Carapicuíba adere à campanha de prevenção às doenças renais

Secretarias: Saúde
Data de Publicação: 20 de maio de 2011

No dia 6 de agosto, sexta-feira, acontecerá a Campanha de Sensibilização e Humanização no Atendimento a Doentes Renais. A atividade acontecerá no Calçadão de Carapicuíba, a partir das 10h, até o final da tarde, com a presença de profissionais de saúde da Prefeitura e da Fundação Pró Rim, que abordarão a população para orientar, realizar exames de glicemia e pressão arterial.

Os organizadores montarão uma exposição de fotos e vídeos e montarão um placo com show musical. A atividade é uma parceria da Associação Avido – Renais crônicos e transplantados da Região Oeste, Instituto Pró Rim e a Secretaria da Saúde do Município de Carapicuíba.

A Campanha, realizada pela primeira vez em Carapicuíba, foi incluída no calendário oficial do município através de lei municipal de nº 3016, que criou a Semana de Prevenção às doenças Renais, por iniciativa de projeto de lei da vereadora Gilmara Gonçalves.

Importância da prevenção
Qualquer pessoa pode ter uma doença renal e não saber. Nefropatias (doenças renais) têm causas diversas e podem progredir para perda completa da função dos rins se não forem descobertas e tratadas a tempo.

O que os Rins fazem:

  • regulam a pressão arterial,
  • filtram o sangue,
  • eliminam toxinas,
  • controlam a quantidade de sal e água no corpo,
  • produzem hormônios para evitar anemia e doenças ósseas,
  • eliminam excessos de medicamentos e outras substâncias ingeridas.

Os sintomas mais comuns de doença renal são:
  • Pressão alta;
  • Inchaço (rosto, pernas e no corpo),
  • Sangue na urina,
  • Cólica renal causada por cálculos (pedras),
  • Indícios de infecção urinária (dor, ardor ou dificuldade para urinar, urina mal cheirosa ou turva, aumento da frequência das micções),
  • palidez cutânea e fraqueza (sem outras justificativas).

Texto: Cida Diniz


topo