Secretaria de Infraestrutura

Notícias

27 de agosto de 2015

Parceria entre Prefeitura de Carapicuíba e Comgás inicia obras para levar gás encanado a Carapicuíba

Em evento na manhã de terça-feira (25/08), a Prefeitura de Carapicuíba e a Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) anunciaram formalmente o início das obras para implantar  rede de gás natural canalizado para no município.

 

As obras, iniciadas no dia 11 de agosto, têm previsão de conclusão para o primeiro trimestre de 2016. O investimento da Comgás é de R$ 13 milhões. Nessa fase inicial, a Comgás vai implantar 20 quilômetros de tubulações em vias estratégicas da cidade, levando gás natural para o hospital municipal na Vila Dirce, quatro postos de saúde, 11 escolas e diversos estabelecimentos comerciais, beneficiando ainda moradores de 13 mil apartamentos da Cohab e outros conjuntos residenciais.

 

O prefeito Sergio Ribeiro explicou a relevância do benefício, que representa desenvolvimento comercial, industrial e mais qualidade de vida para a população de Carapicuíba. “Na segunda fase do projeto, o energético – moderno, limpo, seguro e prático – estará disponível também para condomínios residenciais e novas edificações como o Plaza Shopping Carapicuíba, empreendimento ainda em construção.  Esta nova e feliz parceria representa conforto, segurança e economia para o município”, enfatizou o prefeito.

 

De acordo com o vice-prefeito de Carapicuíba, Salim Reis, a parceria com a Comgás é positiva para o município. “Os consultores da Comgás estão atuando na Cohab, fazendo a apresentação do programa para os síndicos e munícipes. Esta ação acompanhará a evolução da rede e a tomada de decisão é feita pelo próprio condomínio, geralmente em uma assembleia.”, disse o vice-prefeito durante o evento, que contou com a presença de vereadores e secretários da administração municipal.

 

O gerente da Regional Norte-Osasco da Comgás, Alairson Gonçalves Filho, disse que a iniciativa representa um primeiro passo que viabiliza as possibilidades de expansão da rede para outras localidades. “Estabelecemos com a Prefeitura um diálogo contínuo para a expansão da rede de gás natural na região. O projeto é integrado com as redes de Osasco e Barueri, o que nos dá condições de impulsionar a distribuição na cidade. Com Carapicuíba, a Comgás passará a atender 79 cidades”, comentou o gerente da Regional Norte-Osasco da Comgás.

 

Visando minimizar os transtornos, devido a realização das obras necessárias para instalação da rede de distribuição de gás, a Comgás utilizará o Método Não Destrutivo (MND). Com este método, a Companhia abre duas valas de aproximadamente 1m x 1m, a cada 100 metros de distância uma da outra onde, através de um equipamento de perfuração direcional horizontal, a tubulação de gás é instalada no subsolo. Com esse método de construção não há a necessidade de abrir valas contínuas em toda extensão da via por onde passará a rede de gás, minimizando os transtornos das obras para o trânsito e munícipes. O Método Não Destrutivo  permite a instalação da tubulação de gás com redução significativa dos efeitos no entorno da obra, pois esse método construtivo reduz o impacto no trânsito local e diminui a geração de entulhos, incluindo asfalto, rachão e outros resíduos, além de reduzir o tempo de execução da obra.

 

A Comgás realiza algumas ações no município para divulgar os benefícios do gás natural, entre elas a apresentação do grupo musical Trovadores Urbanos, no domingo, 30, a partir das 14h, no Parque da Aldeia. 

 

Clique aqui e veja a Galeria de fotos



Ver todas as notícias