Secretaria de Obras e Serviços Municipais

Notícias

25 de agosto de 2015

Prefeitura trabalha na limpeza de ruas e terrenos e educação ambiental

A Prefeitura de Carapicuíba intensificou suas ações na limpeza da cidade e educação ambiental. Por meio do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Obras, bairros estão sendo visitados por equipes que desenvolvem trabalho educativo e recolhem materiais inservíveis (sofás, móveis e eletrodomésticos velhos) e entulho, jogados em áreas impróprias.


Sensibilização da população - Em maio deste ano teve início a implantação de coleta seletiva na Cohab 5, por meio de trabalho piloto, com visitas aos síndicos o orientação aos moradores, sobre separação do lixo orgânico do material reciclável e colocação em BAG , recolhido semanalmente. A ação, além de ser educativa, colabora com a limpeza das ruas, ao acumular menor quantidade de lixo nas lixeiras.

 

Os materiais recolhidos são levados à cooperativa CARALIMPA, na Vila Marcondes, para serem separados e vendido à industria, onde  são transformados em novos produtos.

 

“Ainda não temos condição de atender toda a cidade, por isso adotamos a estratégia de fazer bairro a bairro. O mais importante é perceber a sensibilização dos moradores, que têm demonstrado interesse em preservar as áreas limpas”, enfocou o prefeito Sergio Ribeiro.

 

Cidade mais limpa - O Cata treco e o cata entulho também estão em fase de implantação. Funcionários da Secretaria de Obras passam com caminhões pelos bairros, recolhendo o que foi deixado pela rua. Por semana, são recolhidos, em média, 50 toneladas de restos de móveis, madeira, sofás, pias, geladeiras, fogões e outros materiais, deixados em locais impróprios.

 

O entulho também passou a ser recolhido. Semanalmente, 100 a 120 caminhões com entulho, cerca de 600 toneladas por semana, são retirados das ruas e terrenos e levados para a Regional Veloso, onde uma máquina trituradora transforma em material aproveitado pela própria Prefeitura em obras na cidade. 

 

O prefeito ressaltou que Carapicuíba tem a terceira maior densidade demográfica do estado de São Paulo e falta espaço geográfico para destinar o lixo e o entulho. “Todas as iniciativas para deixar a cidade mais limpa são válidas. Desde 2014, acontecem palestras em escolas para conscientização e orientação, e por meio de parceria entre as Secretarias da Educação e do Meio Ambiente, é feita coleta de óleo em 16 escolas do município, com participação dos alunos e da comunidade”, concluiu. 



Ver todas as notícias