Secretaria de Obras e Serviços Municipais

Notícias

19 de julho de 2012

Obra na Av. Dante Carraro acaba com enchente no local

 

Prefeitura de Carapicuíba corrige erro na canalização da transposição de trecho do Córrego Cadaval. Erro cometido em administrações anteriores foi sanado, acabando com risco de enchente.

A Prefeitura de Carapicuíba corrigiu a canalização na transposição de trecho do Córrego Cadaval que frequentemente sofria transbordamento, causando enchente no bairro.  Técnicos da empresa contratada, por licitação, para a obra de contenção de enchentes na Avenida Dante Carraro, verificaram que quando a canalização foi feita, em gestão anteiror, foi utilizado método construtivo inadequado, com erro no cálculo e na execução da obra. 

Na execução da obra foi encontrado um tubo ármico em tamanho menor que o necessário. Além disso, as aduelas estavam a um metro abaixo dos tubos, causando desnível que não permitia a passagem da água em curso normal, provocando enchentes. 

O tubo ármico foi retirado e substituído por aduelas em aço e concreto. Também foram retiradas as lajes e colunas construídas para conter o tubo. Foram colocadas no local aduelas em aço e concreto, aos pares, cada uma medindo 3,5m por 2,5m, para maior vazão de água. Com a obra refeita e concluída, a água passa livremente e deságua no Rio Cotia após a ponte da Avenida Deputado Emílio Carlos, o que resolve definitivamente o problema de enchente naquela área.

 

 



Ver todas as notícias