Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade

Notícias

6 de maio de 2014

Por iniciativa da Prefeitura, em Carapicuíba pneus velhos voltam ao fabricante

Teve início nesta segunda-feira, 5 de maio, parceria entre a Prefeitura de Carapicuíba e a Reciclanip, com a implantação da  logística reversa, um sistema de reaproveitamento de materiais que responsabiliza os fabricantes pela destinação final dos resíduos sólidos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade acompanhou a retirada do material.

 

Por meio desta parceria, foram recolhidos, em apenas um dia, três mil pneus retirados das ruas em ações de “Cata Treco”. Eles estavam armazenados, aguardando a destinação final.

 

A Reciclanip é uma Associação formada por empresas fabricantes de pneus, que trabalha em parceria com o poder público, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/10).

 

O prefeito Sergio Ribeiro anunciou por ocasião do lançamento da Campanha “O Bicho Vai Pegar”, em 2013, que Carapicuíba aderiu à Logística Reversa, iniciando pelos o recolhimento de pneus, que a partir de agora, continua semanalmente.

 

A Prefeitura realiza ações em favor do meio ambiente, dentre elas, ações educativas junto a escolas com recolhimento de óleo de cozinha, garrafas pet e lacre de latinhas.

 

O Ecoponto (Av. Des. Eduardo Cunha de Abreu, 67, em frente ao Fórum) recebe em horário comercial: tábuas, tijolos, telhas, fiações, tubulações, pisos e materiais de acabamento, móveis e equipamentos domésticos, pilhas, lâmpadas e óleo de cozinha. Em breve, a Prefeitura abrirá novos Ecopontos pela cidade.  



Ver todas as notícias