Secretaria Municipal de Governo

Notícias

29 de março de 2016

Jovens nascidos em 1998 devem fazer o alistamento militar

A Junta de Serviço Militar iniciou em 1º de Janeiro de 2016 o alistamento. Os jovens do sexo masculino residentes em Carapicuíba, que completam 18 anos em 2016, devem comparecer à 23ª Junta de Serviço Militar até o dia 30 de junho para o alistamento. O endereço é Av. Presidente Vargas, 280 – Vila Caldas, Centro Administrativo da Prefeitura.

 

Para realizar o alistamento o jovem deve estar munido de Certidão de Nascimento, duas fotos 3x4 (recente e sem data) e um comprovante de residência. Também deverão se alistar todos aqueles que o deixaram de fazer nos anos anteriores.
Desde 1906, o alistamento militar é um ato obrigatório a todo brasileiro nato ao completar 18 anos de idade. Em tempos de paz, as mulheres são isentas de alistar-se.
 
Após a inscrição, o cidadão recebe o Certificado de Alistamento Militar, com a indicação de uma data para realizar a Seleção Geral, organizada entre os meses de julho e outubro. Nessa etapa, boa parte dos inscritos é dispensada por excesso de contingente e tornam-se automaticamente parte da reserva das Forças Armadas nacionais, recebendo o Certificado de  Dispensa. Sem ele, o cidadão não pode emitir passaporte, ingressar em emprego público, matricular-se em faculdades ou inscrever-se em concursos.
 
O Serviço Militar Obrigatório é um programa voltado aos jovens que ingressam nas Forças Armadas brasileiras. Durante um ano, o recruta passa por uma formação militar básica e depois se especializa em determinada área. Se ao final de um ano de serviço o recruta quiser seguir a carreira militar, deve se submeter a uma nova seleção. Sem ingressar na carreira militar, pode continuar no quartel por mais sete anos.
 


Ver todas as notícias