Secretaria de Governo

Notícias

23 de setembro de 2015

Coral USP faz apresentação na Cadeia Pública de Carapicuíba

Em 26 de setembro, às 16h, o Coral USP fará apresentação do Tributo a Raul Seixas para os detentos da Cadeia Pública de Carapicuíba. Trata-se de uma nova atividade promovida pelo juiz dr. Mario Rubens Assumpção Filho, da 2ª Vara Criminal de Carapicuíba, em parceria com a Prefeitura.

Em agosto foi realizado jantar beneficente com objetivo de arrecadar livros para a implantação de biblioteca na Cadeia Pública, que fica junto ao 1º Distrito Policial. A ideia do juiz é oferecer aos detentos a oportunidade de abrirem seus horizontes a partir da leitura, ocupar a mente com ideias novas, que possam gerar perspectivas de um futuro melhor.

O prefeito ressalta que é preciso vencer o preconceito contra quem sai da cadeia. “Todos temos o hábito de julgar e condenar. Só nos colocamos a favor de quem vai preso quando se trata de alguém da nossa família. Agora estamos dando um passo na direção de quem acredita que todos devem ter uma nova chance e a inclusão cultural é parte fundamental nesse processo”, defendeu. 

O Coral USP

O CORALUSP foi criado em 1967 pelo Maestro Benito Juarez e José Luiz Visconti, então diretor do Grêmio Politécnico. Denominado inicialmente “Coral Universitário Poli-Enfermagem” e integrado por alunos e alunas daquelas Escolas, logo se abriu à comunidade universitária e à comunidade em geral, incorporando-se, no ano de 1969, à Reitoria da Universidade, como “Coral Universidade de São Paulo”- CORALUSP.

Desde sua criação vem desenvolvendo um estilo próprio, consoante com seu tempo, aproximando o erudito e o popular, reunindo em seu repertório coral os mais diversos gêneros musicais. Apresenta-se para públicos > variados, na comunidade universitária e fora dela, no país e no exterior. Já esteve nos EUA, Europa, África e na Argentina. Tal trajetória artística lhe conferiu reconhecimento em âmbito nacional e internacional, como atesta o reconhecimento de público e crítica – é detentor de 5 premiações da APCA- Associação Paulista de Críticos de Arte.



Ver todas as notícias