Secretaria de Governo

22 de março de 2016

Carapicuíba comemora 51 anos com cerimônia no Calçadão

Dia 26 de março Carapicuíba comemora o 51º aniversário da emancipação político administrativa e a Prefeitura prepara eventos e cerimônias para lembrar a data em que o município conquistou sua autonomia.

Sábado, dia do aniversário da Emancipação, o prefeito Sergio Ribeiro reúne-se com o vice-prefeito, Salim Reis, secretários municipais, vereadores, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Judiciário, e a população em ato solene no Calçadão, a partir das 9 horas.

Carapicuíba comemora 51 anos com muitas obras entregues. Dentre elas estão o miniginásio da COHAB V na praça da árvore, Emei Celina Ferreira dos Santos e Unidade de Saúde da Família no Parque Jandaia, reforma da Emei Noemy no Jd. Santa Brígida, iluminação do parque dos Paturis e a 2º edição da Corrida Nova Inocêncio.

O prefeito Sergio Ribeiro ressalta que Carapicuíba aos poucos vem se desenvolvendo e crescendo, “hoje quem volta à cidade após 8 anos não a reconhece mais de tantas obras de mobilidade urbana e reestruturação que foram feitas.”

O novo terminal  municipal de ônibus de Carapicuíba entra em fase final, e será inaugurado nos próximos dias. Construído por meio de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, representa a conclusão de mais uma etapa na modernização do centro para torná-lo mais ágil no fluxo de veículos.

Emancipação política

O sonho da emancipação político administrativa de Carapicuíba nasce graças à determinação e empenho de vários carapicuíbanos. Até 1856, havia pertencido a São Paulo, quando foi anexada à Cotia, até 1948. Em 1949 passou a fazer parte de Barueri, como um de seus distritos. Em 1957, João Acácio de Almeida foi eleito prefeito de Barueri.  Já Carlos Capriotti governou a cidade de 1961 a 1965.  Durante este período cresceu o movimento pela emancipação de Carapicuíba, tendo conquistado em fevereiro de 1964, pela Lei nº 8.092, sua emancipação, tornando-se Município em 26 de março de 1965.