Secretaria de Educação

Notícias

19 de dezembro de 2019

Escolas de Carapicuíba retiram cerca de 14 mil litros de óleo usado do meio ambiente

A campanha “Lugar de óleo de Cozinha usado é na Escola” garantiu grandes resulta-dos em Carapicuíba neste ano de 2019. As unidades municipais coletaram o total de 14 mil litros de óleo, que receberam a destinação correta, evitando a contaminação de rios e lagos. Os números foram apresentados durante o evento de encerramento anual do programa “‘Meio Ambiente nas Escolas’.

 

Parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, com o Instituto Soci-oambiental Auá, a cidade mantém o projeto nas mais de 45 escolas municipais, que tornam-se pontos de coleta de óleo usado de cozinha. Recolhido, o material é desti-nado à empresa especializada, podendo ser reciclado e encaminhado para produção de biodiesel.

 

Só no segundo semestre de 2019, o projeto “Lugar de Óleo de Cozinha Usado é na Escola” recolheu mais de 7 mil litros. Se comparado ao ano de 2018, a cidade do-brou os números, frutos da mobilização e colaboração de alunos, familiares e co-munidade escolar, que auxiliam na preservação do meio ambiente.

 

Na Emei Letrinhas Mágicas a quantia alcançada chegou a mais de 700 litros durante o ano. Já na Emei Evani Tortorelo, as coletas chegaram a 1300 litros. Recordista, a Emef Nai Molina do Amaral somou mais de 1500 litros arrecadados.

 

Para o próximo ano, a iniciativa já prepara atividades de educação ambiental na grade curricular pedagógica e espera aumentar ainda mais a quantidade de óleo ar-recadado.

 

Como contribuir


Para ajudar com o programa basta levar o óleo usado e já frio numa garrafa pet limpa, até a escola municipal mais próxima de sua casa. No local, profissionais capa-citados auxiliam o descarte nos tambores coletores.



Ver todas as notícias