Secretaria de Des. Econômico, Social e Trabalho

19 de setembro de 2013

Prefeitura fortalece Economia Solidária em Carapicuíba

O Programa Economia Solidária em Desenvolvimento é um projeto do Ministério do Trabalho e Emprego, criado em 2003, que visa o fortalecimento da geração de renda e da inclusão social.

Implantado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Trabalho em 2009, o programa tem como principais pilares a Cooperação, a Autogestão, a Dimensão Econômica e a Solidariedade, promovendo um modo de compartilhamento para geração de trabalho e renda, alimentando de forma sustentável o comércio da região.

Além disso, o programa tem como princípio essencial incentivar uma forma diferente de produzir e comercializar produtos e serviços, preservando o meio ambiente, considerando o bem estar coletivo e ambiental.

Atualmente, existem dois empreendimentos baseados nos princípios da Economia Solidária na cidade: o Banco Comunitário e a Limpet, ambos no Jardim Tonato.

BANCO COMUNITÁRIO
Implantado pela Prefeitura de Carapicuíba e gerenciado por uma parceria que conta com a participação da Fundação Universidade de São Paulo (FUSP) e Fundação Getúlio Vargas, o Banco Comunitário oferece serviços bancários e financeiros à comunidade por meio de moeda própria circulante e aceita pelos comércios do bairro.

O Banco Comunitário tem como principal objetivo promover o desenvolvimento da comunidade em que está estabelecido, incentivando os moradores da região a consumir nos comércios locais. Dessa forma, a comunidade gera renda e trabalho em seu próprio bairro incentivando o empreendedorismo sustentável.

O Banco Comunitário criou uma moeda local própria chamada Estela. Isso possibilita que muitos usuários que não tiveram seu crédito aprovado em outra instituição financeira, possam fazer pequenos empréstimos em Estela e utilizá-las no comércio local. Os moradores fazem o cadastro no Banco e, após aprovação, recebem a moeda circulante que possui notas de 0,50, 1,00, 2,00, 5,00 e 10,00 (1 Estela equivale a 1 Real). O Banco não cobra juros e os usuários podem utilizar a moeda em qualquer um dos comércios cadastrados nos bairros Tonato e Ana Estela, como farmácias, açougues, mercados e artesãos autônomos.

A Drogaria Scorsi, no bairro desde 1978, recebe pagamentos em Estela há 9 meses. O proprietário Joaquim Lopes Scorsi, incentiva outros comerciantes a se cadastrar. Ele diz que quanto mais clientes pagarem em Estela, menor é risco de assalto nos estabelecimentos, pois a quantidade de dinheiro em caixa diminui. Segundo ele, é bom para os clientes e para os comerciantes.

No Banco Comunitário também é possível fazer pagamento de contas de consumo como água, luz e telefone, faturas de cartões e recarga de celular.

LIMPET
Fabricante de vassouras feitas a partir de garrafas pet reutilizadas, a Fábrica de Vassouras Limpet Tonato é uma realização da Fundação Alphaville apoiada pela Prefeitura de Carapicuíba. Trata-se de uma Franquia Solidária que gera renda e ajuda o meio ambiente e atualmente produz três  tipos de produtos para limpeza (vassouras para limpeza leve e pesada e o modelo para limpeza de ruas).

A participação e o apoio da comunidade são fundamentais para o crescimento pretendido pelos dois empreendimentos solidários. A expansão de serviços e créditos oferecidos pelo Banco Comunitário e o aumento das vendas da Fábrica de Vassouras Limpet Tonato dependem do envolvimento da comunidade local, pois esses empreendimentos existem para melhorar a qualidade de vida e o relacionamento dos moradores.