Secretaria de Des. Econômico, Social e Trabalho

7 de maio de 2014

Carapicuíba participa da 12ª Feira Regional de Economia Solidária

Carapicuíba participa nesta semana da 12ª Feira Regional de Economia Solidária que acontece entre os dias 7 e 10 de maio no Largo de Osasco, em frente à estação de trem, das 9h às 22h.

Os visitantes poderão apreciar e comprar artigos produzidos por artesãos participantes dos projetos de Economia Solidária dos municípios da região. Também poderão conhecer melhor os princípios desse tipo de empreendedorismo que visa o aprendizado e a prática do comércio solidário e sustentável.

Estará presente como representante de Carapicuíba a Limpet, fabricante de vassouras feitas a partir de garrafas pet reutilizadas. Trata-se de uma Franquia Solidária geradora renda e que ajuda o meio ambiente, além de atualmente produzir três tipos de produtos para limpeza (vassouras para limpeza leve e pesada e o modelo para limpeza de ruas).

Implantado em 2009 pela Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Trabalho, o programa de Economia Solidária tem como principais pilares a Cooperação, a Autogestão, a Dimensão Econômica e a Solidariedade promovendo um modo de compartilhamento para geração de trabalho e renda, alimentando de forma sustentável o comércio da região. Atualmente existem dois empreendimentos baseados nos princípios da Economia Solidária na cidade: o Banco Comunitário e a Limpet, ambos no Jardim Tonato.