Secretaria de Cultura e Turismo

Notícias

23 de maio de 2016

Prefeitura inicia preparativos para Corpus Christi

Carapicuíba celebra na quinta-feira, 26 de maio, uma das maiores manifestações de religiosidade e fé: a Festa de Corpus Christi. O tapete, como é de costume, será montado no Largo da Aldeia jesuítica de Carapicuíba.

 

Funcionários da Prefeitura de Carapicuíba - Secretaria de Cultura e Turismo, já iniciaram os trabalhos de preparação das tintas que darão cores a serragem, principal material utilizado na confecção dos tapetes.

 

O movimento na praça para o início da festa começa tradicionalmente, às 7h, com a montagem do tapete. A atividade envolve pessoas da comunidade católica, famílias de Carapicuíba, funcionários da prefeitura e quem quiser participar.

 

A missa será celebrada às 17h, seguida por procissão. O evento religioso e cultural é realizado em parceria entre a Paróquia Nossa Senhora das Graças e a Prefeitura de Carapicuíba por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, que prevê a participação de cerca de mil pessoas.

 

A Festa de Corpus Christi é a celebração em que, solenemente, a Igreja comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia, sendo o único dia do ano que o mesmo sai em procissão nas ruas.

      
Histórico da data
A festa de Corpus Christi é uma tradição católica de longa data no Brasil. Em muitas cidades é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes coloridos e desenhos de inspiração religiosa.

 

O calendário litúrgico indica que a festividade é comemorada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, reafirmando a presença real e substancial de Jesus Cristo na Eucaristia.

 

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remete ao Século XIII,  instituída em 1264 com a Bula Transiturus pelo Papa Urbano IV, o qual sentiu a necessidade de realçar a presença do Cristo todo no pão consagrado.

 

Programação

 

Horário

                Evento

07h

Início da montagem dos tapetes de serragem.

17h

Missa Campal – Largo da Aldeia Jesuítica de Carapicuíba



Ver todas as notícias