Serviços

Aldeia de Carapicuíba


 
 
 
A Aldeia de Carapicuíba é a única entre as 12 Aldeias fundadas no século XVI, que se conservou. Sua fundação é considerada oficial em 12 de Outubro de 1580 e tombada em 1940 pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
 
A igreja da Aldeia está localizada no centro da praça e foi construída em 1736, tinha como orago São João Batista. Atualmente o orago é Santa Catarina de Alexandria, nela existe um único altar-mór, que manteve a configuração da época - muito simples e interessante. O sacrário é de madeira e a porta conservada. Os sinos, na parte superior do coro, marcam com seu canto acontecimentos importantes. Bem em frente à porta se vê a cruz, colocada sobre um alto pedestal de tijolos. Essa visão lembra folclore, religião, família - intenção missionária da aldeia. Os padres vêm de outros locais para as missas na capela.
 
Na praça, em uma das casas ao lado da igreja está a Casa da Cultura onde pode-se conferir o acervo das imagens e objetos indígenas; esculturas que contam a história pelo seu estilo e arte.
 
Atualmente, o espaço da Aldeia é ocupado com eventos, como o Amigos da Viola e Festa de Santa Cruz.