Imprensa

26 de janeiro de 2017

Programa “Patrulha da Dengue” começa a visitação aos bairros

Um mutirão contra a dengue. Assim pode ser definido o programa “Patrulha da Dengue”, desenvolvido pela prefeitura de Carapicuíba, uma ação que reúne todas as secretarias de governo, somando esforços de servidores e voluntários. A primeira etapa, de 20 a 27 deste mês, foi uma checagem geral nos próprios públicos, vasculhando possíveis focos do mosquito. A segunda etapa será de mutirões nos bairros. 

Para atender todos os bairros, a equipe técnica dividiu a cidade em dez regiões: “vamos visitar todos os bairros, com os mutirões, em seis sábados seguidos, num amplo trabalho de prevenção e conscientização”, comenta a secretária de Saúde e Medicina Preventiva, Ana Maria Massarenti. A ação envolve ainda e retirada de entulho e veículos abandonados, na operação Cata Bagulho.  

Todos contra a dengue – Focos de procriação são locais com água limpa e parada. A fêmea do mosquito bota os ovos na parede desses recipientes, bem próximo à superfície da água. Daí a importância de lavar esses locais com escova. O ovo sobrevive um ano no seco e, quando encontra umidade, se transforma em pupa, larva e, em sete dias chega à fase adulta. 

Todo cuidado é pouco. A recomendação é que cada morador, uma vez por semana, verifique os possíveis criadouros. Qualquer vasilha com água parada pode ser foco do mosquito. “É preciso o comprometimento de todos. Essa é a única receita eficiente no combate ao mosquito da dengue”, finaliza a secretária de Saúde. 
 


Ver todas as notícias