18 de janeiro de 2017

Carapicuíba participa de reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana

A vice-prefeita de Carapicuíba, participou da apresentação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, no último dia 12, quinta-feira, na capital paulistana. O evento reuniu prefeitos e representantes de 39 municípios da região metropolitana, e a mesa foi presidida por Elvis Cezar, prefeito de Santana de Parnaíba e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, além de Marcos Campagnone, representando a Secretaria de Governo da Prefeitura de São Paulo, Edmur Mesquita, Sub-Secretário de Assuntos Metropolitanos, e Luiz José Depretti, presidente da Emplasa.

O Estatuto da Metrópole, sancionado em janeiro de 2015, determina que os aglomerados urbanos construam seus Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado. A região metropolitana soma mais de 21 milhões de habitantes, e representa 56% do PIB do Estado e cerca de 18% do PIB brasileiro.

O plano visa instituir um macrozoneamento, eliminando fronteiras e orientando a ocupação urbana, assim como garantia do abastecimento de água, manutenção da biodiversidade e a preservação de mananciais.

“É uma forma de criar mecanismos que possam garantir soluções compartilhadas”, comentou Gilmara Gonçalves, “e sabemos que o planejamento é condição para a formação e a sustentabilidade de uma macrorregião”, finalizou

Reunindo 124 propostas, o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, ou PDUI, deverá ser finalizado ainda esse ano, após o que, será distribuído aos respectivos prefeitos, que terão três anos para avaliação e adaptações.